Canto do escritor:
Sente-se e sinta-se à vontade!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Futebol ( 1° parte)

perceber o mundo ao redor quando se muito jovem pode ser um grande choque, principalmente quando não se tem mais idade para fazer o que antes se podia fazer....


O jogo foi marcado para às nove horas da manhã de um sábado. Caio iria disputar uma vaga em um time importante, se passar no teste fará parte do time nacional sub-18,um passo para o profissional, mundial e olipiadas. Isso seria a realização de uma vida, para qualquer garoto de dezoito anos. Caio não é diferente. Uma surpresa ao chegar, uma figura que não via há meses. Um antigo amigo de escola transformado em rival, esse é Fred dela Rocque. Ele está conversando com Anderson, o técnico, os dois conversam empolgados sobre algum assunto que deve ser muito pitoresco, já que ecoam. O treinador se anima com a chegada de seu favorito, abre um sorriso gigantesco.

- Grande Caio, tenho uma coisa para te avisar, terá uma disputa no meio de campo entre tu e o Fredão aqui. Só posso ter um dos dois no time como titular, quem se sair melhor fica com a vaga e o outro será o reserva. Agora, não quero frescura e vão logo se aquecer!

Aos poucos os outras pessoas foram chegando, tanto para assistir o jogo, quanto para jogar. Cai uma chuvinha fraca, magrecela, daquelas bem megeras, impassaveis. Enquanto se aqueciam os odis se entre olhavam. Há uma satisfação sarcastica e zombeteira no rosto de Fred, enquato para Caio sobram uma grande interrogação misturada a uma irritabilidade que ainda está sobe controle.

- O que tu estás fazendo?

- Estou me aquecendo. Como alguém que estuda medicina e pratica esportes, tu mais que ninguém, deveria saber a importancia de um bom aquecimento muscular antes de atividades fícas em geral.

Caio quase esqueceu como o rival poderia ser irritante, principalmente quando se faz de desentendido. Aquele riso amigavel nos lábios são puro veneno para o bom-humor de que o conhece.

- dela Rocque, tu não és zagueiro? O que tu está fazendo no meio-campo?

- Caio, meu amigo, na escola tu eras goleiro. Depois mudou. Eu fiz o mesmo, por que nada me daria mais prazer do que te ter como meu reserva. À propósito, eu soube dos teu pais, meus pesames.



Dan está com um aspecto cansado, de quem mal dormira, junto com ele está Audrey, ela, na última semana tem dado um grande apoio aos dois, contudo Caio tem fugido, nem se quer conversaram ainda.

Para os dois espectadores especiais da partida, este esporte é de um trabalho herculeo, algo totalemnte impossivel de ser realizado. Cervejas, cigarros, gritos euforicos, palavrões, uma torcida animada, basicamente composta de familiares e amigos dos jogadores, fora alguns olheiros esperançoso de encontrar um novo Pelé, ou Puskas.

O jogo é dificil. A finalização de Caio foi digna do que chama de futebol arte, o resotado foi um belo gol, que deixa a torcida em estado de graça. Do gramado Caio sauda Dan com beijos, este ruboriza na arquibancada.

- Isso o que da ter um futuro marido jogador de fubol. - Cochicha Audrey no ouvido de Dan.

O apito ressoa pelo campo, finalmente jogo encerrado. Apos esperar alguns minutos Caio finalmente aparece; Dan está quase dormindo no banco do motorista.

- Belo jogo meu amor, foi lindo. - Caio o abraça e beija, demoram algum tempo.

O treinador parece surpresso com o que ver. Fica vermelho. As apresentações são feitas. Ele nem liga para o homem a sua frente, apesar de falar com o mesmo. Anderson não pode acreditar que seu melhor jogador podesse fazer algo assim, mas guarda para si sua opnião.

- Rapaz, precisamos conversar, é inadiavel, me acompanhe ate o vestiario.

E um canto e em silencio, Fred se organiza para tomar um banho. O treinador não é um homem de escolher as palavras,muito menos de fazer rodeios, mas o caso pede.

- Tu sabes o motivo que leva garotos pobres, como eu fui, a se tornar jogadores de futebol? - Caio prefere o silencio a tentar uma resposta, mas seu olhar é firme. - Por que eles sonham, nao apenas por gostar de futebol, mas por muitas das vezes ser a única coisa que sabem fazer, então eu não posso retirar a vaga de alguém que precisa para uma pessoa como tu. Desse time tu estás dispensado. Boa sorte.

Sem entender direito, Caio peder um momento para analisar a situação.

- Desculpe, mas desde quando o fato de eu ter dinheiro atrapalhou eu de jogar futebol? Pelo contário, eu me esforço mais que todos.

- Não estou falando de tu seres rico, e sim, uma aberração. Não há lugar para gays aqui.

- Se tu disseres que eu sou mediocre, ruim, um pereba, Mas isso? Eu não aceito.

- Não há lugar para doentes como tu e aquele tal de Dan no futebol, e no que depender de mim tu nunca mais irá jogar futebol, neste país. Boa sorte como médico rapaz.

- Anderson isto aida não terminou.

- Acredite, acabou, para ti acabou.

O que se pode dizer quando estamos fracos diante do preconceito, principalemnte de onde menos esperamos?







Alonso do Andes

8 comentários:

  1. Parece que o mundo de Caio não tem apenas paraíso. O mundo do futebol e dos esporte é didifil para gays e bis mesmo.
    Abraço e boa semana.
    Heterofobia e Homofobia não está com nada.

    ResponderExcluir
  2. Cara, até entende a parte de dar chance apenas para pessoas pobres, mas preconceito é crime, não importa aonde...

    Fique com Deus, menino Alonso do Andes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estranho.

    Esse tipo de coisa existe e muito, mas geralmente não costuma ser explícito dessa forma. Até porque pode gerar uma problemática imensa pra quem desfere uma dessas.

    Vejamos no que isso vai dar XD.

    Abraço Alonso.

    ResponderExcluir
  4. Cara...Homofobia não está com nada mesmo.
    Intolerância e preconceito só faz afastar as pessoas.
    Imagina onde a nossa sociedade vai parar se comportamentos desse tipo continuarem ipunes?
    Very sad...

    ResponderExcluir
  5. Nos esportes isso acontece mais do que se imagina

    ResponderExcluir
  6. O problema do homossexualismo nos esportes ée que eles vem dos treinadores, geralmente pedófilos e afins

    ResponderExcluir
  7. Bom texto, legal para podermos refletir sobre algumas coisinhas que não vão bem quanto se imagina.
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Por favor não se prenda a esse tema. Pois se fores abrir uma questão política/social deves apresentar os dois lados. Obviamente todos os leitores desse blog são contra a homofobia e vão deixar comentários a favor do fim da homofobia.
    Não digo para não escrever sobre, apenas para não usar isso como plot narrativo.

    see ya

    ResponderExcluir

Palpitaram...